Recipientes antigos

PEP

 

Programa Municipal Pedagógico de Educação Patrimonial

O Programa tem como objetivos iniciais o trabalho com a arte e a cultura nas escolas e espaços públicos do município de Diamantina, como propulsoras do desenvolvimento social, realizando ações que permitem uma nova postura da comunidade em relação ao patrimônio cultural, tanto na sede quanto nos distritos. Trata – se de uma ação inovadora no âmbito das políticas culturais, em consonância com as diretrizes de educação e patrimônio.

Curso de Capacitação de Educação para o Patrimônio – Projeto “Memórias do Carnaval de Diamantina” – Docentes das EM da Sede

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Gestores e Supervisores da rede municipal(sede), no curso de capacitação:

Memórias do Carnaval de Diamantina. (Autor: Luciana Andrade, 16/02/2019)

Público envolvido: Gestores, Supervisores e Professores das Escolas da Rede Municipal de Educação de Diamantina (sede): (1) EM Belita Tameirão; (2) EM Casa da Criança Maria Antônia (3) Escola Municipal Jalira Lucchesi (4) EM Nathália de Jesus Silva (5) CMEI/ Bela Vista (6)

 CMEI/ Rio Grande (7) Escola Municipal de Educação Infantil Célio Hugo Alves Pereira; (8) CMEI/ Cazuza (9) CMEI/ Bom Jesus (10) CMEI/ Vila Operária 

Número de pessoas: 11 participantes

Data: 16/02/2019 Duração: 04 horas 

Local: Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Educação 

Curso de Capacitação sobre Patrimônio Cultural para os Supervisores da Rede Municipal de Diamantina 

 

Foto: Professores do Programa Municipal “De Olho no Patrimônio” ministrando curso de capacitação com o tema“

Por que Diamantina é Patrimônio Cultural da Diamantina? ” às supervisoras da Rede Municipal. (Foto: Kesley Maia – 15/08/19)

Memorial Descritivo: 

 

Em uma ação prática e efetiva, pretendeu-se despertar e oportunizar aos supervisores da Rede Municipal Educação do município, maior conhecimento a respeito do por que a cidade de Diamantina recebeu a titularidade há 20 anos de “Patrimônio Cultural da Humanidade” pela UNESCO. A palestra ministrada por professores do Programa Municipal de Educação Patrimonial “De Olho no Patrimônio”, visou a formação e conscientização dos profissionais da educação. Ampliando assim, a consciência e o sentimento de pertencimento, conservação e preservação dos Conjuntos Arquitetônicos e Paisagísticos e dos Bens Imateriais que faz parte da história sociocultural da cidade. 

Estudantes das escolas estaduais, municipais, particulares e federal participam do Abraço ao Patrimônio em Diamantina

 

No dia 29 de novembro, em comemoração aos 20 anos do título de Patrimônio Cultural da Humanidade, 1435 estudantes das redes estadual, municipal, federal e particular realizaram o Abraço Simbólico ao centro histórico de Diamantina, com o tema A Educação é o Futuro do Brasil, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio (SECTUR).

Contou também com a participação dos diretores escolares, professores, especialistas da educação básica, analistas educacionais e de autoridades locais, como os representantes do Poder Executivo e Legislativo do município, Promotoria de Justiça, Superintendência Regional de Ensino de Diamantina, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, e do Instituto do Patrimônio  Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Banda de Música da Polícia Militar e Banda Mirim, num momento de reconhecimento da importância do título para toda uma sociedade, que busca a valorização de seu patrimônio material e imaterial.

Juntamente com esse momento de festividades, o abraço culmina as atividades de Educação Patrimonial desenvolvidas ao longo do ano pela SECTUR juntos às escolas, por meio do Projeto De Olho no Patrimônio, mobilizando a formação de crianças, adolescentes e jovens à compreensão do valor histórico e cultural da cidade, fortalecendo o sentimento de pertencimento, da corresponsabilidade pela preservação sustentável desse patrimônio, numa formação humana e integral de nossos cidadãos.

Ressaltamos o trabalho desenvolvido por toda equipe da SECTUR e parabenizamos por todas as atividades tão importantes no contexto educacional e cultural de nossa cidade.

Acesso em 30/06/2020: Reportagem original no link https://srediamantina.educacao.mg.gov.br/index.php/20-escolas/132-estudantes-das-escolas-estaduais-municipais-particulares-e-federal-participam-do-abraco-ao-patrimonio-em-diamantina

Arquivos: Programa Municipal Pedagógico de Educação Patrimonial (PEP)

Prefeitura Municipal de Diamantina - MG

Secretaria Municipal de Educação

"A educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas e pessoas transformam o mundo."

Paulo Freire

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now