Educação 

INCLUSIVA

"O objetivo da educação inclusiva não é tornar todas as crianças iguais e sim respeitar e valorizar a diferença".

Andrea Ramal

Ações realizadas pelo setor

Gerência da Educação Inclusiva no Município de Diamantina - MG.

Transtorno no Espectro Autista

No dia 05 de março de 2020, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma Formação Pedagógica com os profissionais da Rede Municipal de Educação. Contou com a presença do neurocirurgião Dr. Leonardo Gomes Carvalho e com a Fisioterapeuta do Centro Especializado e Reabilitação - CER, Adriana Monteiro Castro Gomes. Neste encontro houve uma rica roda de conversa com a temática Transtorno do Espectro Autista, bem como todo o trabalho realizado pelo CER. Participaram do encontro mais de 60 profissionais da Rede Municipal de Ensino.

Atendimentos Médicos

A Secretaria Municipal de Educação realiza levantamento de demanda para atendimento médico pediátrico. Neste sentido, o setor responsável acompanha individualmente todas as consultas, dando assim os encaminhamentos necessários. Nos anos de 2019 e 2020 foram mais de 50 atendimentos com: pediatra, otorrinolaringologista, psiquiatra e neurologista. Diversos encaminhamentos junto ao CRAS foram feitos, no sentido de acompanhar às crianças e às famílias que necessitam desta assistência.

Viva a Diferença

A Secretaria Municipal de Educação aprova o Projeto Viva a Diferença junto ao CMDCA, que contará com uma equipe multidisciplinar no atendimento às Escolas Municipais e CMEI´s. Esta equipe será formada por um fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social e um psicólogo que trabalharão junto à Gerência de Educação Inclusiva para melhor atender as crianças e adolescentes. Neste momento o edital de seleção tramita no setor de Educação Inclusiva.

Veja um mundo melhor

A Prefeitura Municipal de Diamantina e a Secretaria Municipal de Educação faz parceria com a Santa Casa Olhos e desenvolve o Projeto Veja um Mundo Melhor. Trata-se de um projeto que levantará a demanda de todos os alunos afim de verificar quais possuem problemas na visão. No dia 05 de Março de 2020, na sede da EM Belita Tameirão, houve um treinamento com os profissionais das Escolas Municipais e CMEI´s de Diamantina para posterior levantamento de demanda de alunos afim de verificar quais possuem problemas na visão. Após o levantamento, serão agendadas consulta com o oftalmologista Dr. Farley Celso e, para aqueles que necessitam, a Prefeitura Municipal de Diamantina fornecerá os óculos.

Cabe ressaltar que a Santa Casa Olhos tem uma grande parceria com a Secretaria Municipal de Educação e vem realizando diversos atendimentos gratuitos às demandas levantadas.

Prefeitura Municipal de Diamantina - MG

Secretaria Municipal de Educação

"A educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas e pessoas transformam o mundo."

Paulo Freire

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now